Transformando vidas
por meio da medicina
Conta com Pronto Atendimento de urgência e emergência 24 horas, Centro Cirúrgico, Unidades de Tratamento Intensivo adulto e neonatal, preparadas para promover a recuperação de pacientes que tenham sido submetidos à procedimentos de média e alta complexidade, propiciando um tratamento seguro e eficaz. Oferece, ainda, um Centro Obstétrico, referência em toda região, realizando, em média, 300 partos por ano.
+180
leitos para atendimento
+110m
atendimentos
por ano
+3200
partos
por ano
Fundada em 1853 para ser o polo de colonização do Vale do Mucuri, Philadélfia foi elevada à categoria de cidade em 1878, com o nome de Teófilo Otoni, em homenagem a seu fundador.
Percebendo a carência da assistência médica do novo município, dezoito anos depois, um grupo de abnegados benfeitores fundou a Associação Hospitalar Santa Rosália, primeiro passo para a construção, nos anos seguintes, de um hospital que pudesse atender aos menos favorecidos.
Em 1899 foram abertas subvenções para associados e estabelecidas às diretrizes para um empreendimento do alcance social que um hospital filantrópico deveria ter na cidade. Àquela altura, Teófilo Otoni já despontava como centro econômico e político do nordeste mineiro e sul da Bahia. Uma comissão formada por médicos e engenheiros propôs e aprovou, junto à Prefeitura, o local mais apropriado à edificação, o Alto da Catedral. Nascia o Hospital Santa Rosália.
Depois de 127 anos, o hospital ampliou e desenvolveu sua estrutura física e humana. Continuamos em expansão, levando para mais pessoas o jeito Santa Rosália de cuidar e acolher. O cuidado com o outro e a dedicação integral são valores que fundaram o hospital e permanecem até hoje. É a razão que evoca seus colaboradores e médicos a seguir o propósito em cuidar bem do outro, é a razão pela qual o Santa conquistou a Acreditação ONA – Nível II, em 2023.