Institucional

O Hospital

Transformando vidas

por meio da medicina

O Hospital realiza mais de 110 mil atendimentos por ano e presta assistência a pacientes do SUS (80%) particulares e conveniados.

Conta com Pronto Atendimento de urgência e emergência 24 horas, Centro Cirúrgico, Unidades de Tratamento Intensivo adulto e neonatal, preparadas para promover a recuperação de pacientes que tenham sido submetidos à procedimentos de média e alta complexidade, propiciando um tratamento seguro e eficaz. Oferece, ainda, um Centro Obstétrico, referência em toda região, realizando, em média, 300 partos por ano.

 

 

+180

leitos para atendimento

+110m

atendimentos
por ano

+3200

partos
por ano

Fundada em 1853 para ser o polo de colonização do Vale do Mucuri, Philadélfia foi elevada à categoria de cidade em 1878, com o nome de Teófilo Otoni, em homenagem a seu fundador.

Percebendo a carência da assistência médica do novo município, dezoito anos depois, um grupo de abnegados benfeitores fundou a Associação Hospitalar Santa Rosália, primeiro passo para a construção, nos anos seguintes, de um hospital que pudesse atender aos menos favorecidos.

Em 1899 foram abertas subvenções para associados e estabelecidas às diretrizes para um empreendimento do alcance social que um hospital filantrópico deveria ter na cidade. Àquela altura, Teófilo Otoni já despontava como centro econômico e político do nordeste mineiro e sul da Bahia. Uma comissão formada por médicos e engenheiros propôs e aprovou, junto à Prefeitura, o local mais apropriado à edificação, o Alto da Catedral. Nascia o Hospital Santa Rosália.

Depois de 127 anos, o hospital ampliou e desenvolveu sua estrutura física e humana. Continuamos em expansão, levando para mais pessoas o jeito Santa Rosália de cuidar e acolher. O cuidado com o outro e a dedicação integral são valores que fundaram o hospital e permanecem até hoje. É a razão que evoca seus colaboradores e médicos a seguir o propósito em cuidar bem do outro, é a razão pela qual o Santa conquistou a Acreditação ONA – Nível II, em 2023.

Caro Usuário,

Queremos informar que o acesso a este serviço estará disponível a partir de 30/05/2024. Pedimos desculpas pelo inconveniente temporário, pois estamos empenhados em solucionar questões técnicas. Agradecemos antecipadamente pela sua compreensão e paciência. Esteja atento para desfrutar de todos os benefícios que estamos preparando exclusivamente para você.