Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM divulgam e conquistam parceiros no Brasil inteiro a campanha Setembro Amarelo de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas e estimular as pessoas para que busquem e ofereçam ajuda.
No HSR, a campanha é uma iniciativa do SESMT (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho, GESP (Gestão de Pessoas) e GTH (Grupo de Trabalho de Humanização).
A programação contou com atividades lúdicas e informativas. Os músicos do GTH fizeram a abertura da programação com uma apresentação musical para os colaboradores. A fisioterapeuta do SESMT, Agda Pinheiro, proporcionou um momento de relaxamento, nos dois dias de ação, com alongamentos e técnicas de respiração e automassagem.
As psicólogas Jhenifer Reiter e Jérssica Nedir conduziram rodas de conversa salientando a importância da quebra do preconceito sobre os adoecimentos mentais e a necessidade de procurar ajuda profissional em casos de dificuldades psíquicas, com foco nos pensamentos suicidas.
Os colaboradores participantes foram orientados sobre como acolher e o que fazer quando se depararem com pessoas com comportamentos e ideias de suicídio. Foi reforçado que o HSR proporciona suporte psíquico para colaboradores através da Psicologia no SESMT.
O HSR conta com mais de mil colaboradores, o que facilita divulgar a importância dos cuidados com saúde mental e ofertar a eles momentos de escuta terapêutica, relaxamento e orientação, para que estejam com sua saúde física e mental bem cuidada.
Ao felicitar a iniciativa, o provedor do HSR, Dr Ilter Martins, salientou: “todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu.
É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”.