Foi apresentado no ultimo dia 14, no Auditório Henry Nestlé, o novo Plano Terapêutico do HSR. Depois de um ano de revisão, sob a coordenação da Dra Núbia Nadija e da Enfermeira Ingrid Murta, assessoradas pelos profissionais de enfermagem Laís Camargo, Jonatas Hamiden e Samuel leal, o novo Plano Terapêutico já se encontra em processo de implantação.
O Plano Terapêutico é um documento construído por uma equipe multiprofissional com a intenção de descrever o tratamento e as recomendações médicas para o paciente. Logo, conclui-se que o plano terapêutico é uma ferramenta híbrida, com função tanto na comunicação entre profissionais e pacientes quanto na parte de gerenciamento de leitos.
O objetivo do novo plano terapêutico, de acordo com as coordenadoras do projeto, contribuirá para uma desospitalização precoce, bem como a redução de custos para esse serviço, o manejo na taxa de ocupação dos leitos, a garantia da qualidade na assistência prestada e a segurança do paciente do Hospital Santa Rosália.
Desde a edição de 2014 do manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA), os avaliadores passaram a cobrar das instituições a adoção de planos terapêuticos para 100% dos pacientes internados.